Os melhores seriados sobre vampiros

José Francisco 28/02/2013 23

Uma mordida no pescoço e uma ideia da cabeça. Bastava isso para povoar a imaginação de muitos em todo o mundo. É inegável o quanto a mitologia vampírica está em alta, mas isso não é fenômeno recente.

Depois de ganharam a literatura e o cinema, esses anti-heróis com presas afiadas ganharam também as telinhas. Munidos de cruz, estaca, água benta e alho, acompanhem o ranking com as cinco melhores produções televisivas produzidas sobre eles.

5º The Vampire Diaries

The Vampire Diaries Cast

A série de Stephanie Meyer e seus vampiros cintilantes deram o pontapé para que os livros de L. J. Smith (escritos antes das desventuras de Edward e Cia.) vissem a luz do dia. Os vampiros de The Vampire Diaries são os que mais se aproximam da mitologia clássica deles, deixando de lado essa pataquada purpurina de vampiros à luz do dia. Porém, a temática do amor romântico é retomada no triângulo amoroso envolvendo a mortal Elena e os irmãos vampiros Damon e Stefan. Série que se destaca pela qualidade do roteiro e efeitos especiais, especialmente nas duas primeiras temporadas.

 4º True Blood

True Blood Cast THUMB

Outra série baseada em livros. Desta vez, a obra inspiradora foi criada por Charlaine Harris e conta a história de como Sookie Stackhouse apaixona-se por um vampiro e é inserida em um mundo povoado por diversas criaturas mágicas. Os vampiros da série são considerados como escória e precisam lidar com o preconceito dos humanos (analogias podem ser feitas de acordo com a minoria que o espectador pertencer). Aparece em tão baixa posição por dois motivos. O primeiro é o caminho adotado pela série nas últimas temporadas, tendo apenas a sua primeira como verdadeiramente relevante. O segundo é o samba do crioulo doido em termos de mitologia fantástica. Além dos vampiros, você encontra de tudo lá, desde fadas, passando por lobisomens, metamorfos, até bacantes. Um deleite!

 3º Blood Ties

BloodTies14

Poucas pessoas conhecem essa série canadense de excelente qualidade. Uma grande pena que teve apenas duas temporadas. Nela, acompanhamos Vicky Nelson e o vampiro Henry Fitzroy, filho bastardo de Henrique VII (!). Ela é uma policial que está perdendo a visão e decide atuar como investigadora particular. Seu caminho acaba cruzando com o de Henry após ser marcada por um demônio em um ritual, passando a “enxergar” o mundo invisível dos vampiros e demônios. Com uma premissa como essa e um roteiro excelente, além de ótimos atores, Blood Ties merece uma segunda chance e ser descoberta pelos desejosos por uma boa história.

2º Buffy, the vampire slayer

Buffy

Esqueça os vampiros de rosto bonitinhos. Os dentuços de Buffy tinham uma aparência nada agradável. Resultado de um hibridismo de sangue demoníaco com humano. Criada em 1997 pelo mago televisivo Joss Whedon, a série acompanha a jovem Buffy, a mais recente numa linha de jovens mulheres conhecidas como Caçadoras, escolhidas pelo destino para a batalha contra vampiros, demónios, e outras forças das trevas. Rendeu um spin-off de qualidade (Angel) e serve como referência para diversas para diversas séries. Aclamada pela crítica e adorada pelo público, Buffy colecionou prêmios e os maiores índices de audiência enquanto era exibida. Sem dúvida, uma série memorável.

1º Não tem

imageNotFound

Enquanto a literatura produziu obras memoráveis como o Drácula de Bram Stocker e a série de Anne Rice e o cinema entregava produções irrepreensíveis como Nosferatu e o Drácula de Bram Stocker, dirigido pelo genial Francis Ford Coppola, a televisão ainda está devendo uma grande série que honre a mitologia vampírica, focada única e simplesmente neles. O foco é sempre o amor de uma humana por vampiros ou a luta de caçadores contra os vampiros. Os vampiros são em si excelentes e plurais demais para serem colocados em segundo plano. Enquanto isso não ocorrer, o primeiro posto deste ranking continuará vago.