Game of Thrones: livros versus série

Equipe do Box 29/05/2012 6

Toda vez que temos uma adaptação de livros para séries ou para filmes, os fãs da literatura sofrem. Claro que os fãs querem ver nas telas o que aprenderam a amar nas páginas, mas é inevitável que diretores e roteiristas decidam tomar novos rumos e inserir novas ideias.

Porém, é claro que existem aqueles que não leram os livros e conheceram a história diretamente pela TV ou pelo cinema e essas produções, mesmo com as diferenças do livro, tem o seu valor.

Pensando nisso e nos fãs divididos entre as histórias dos livros e das séries, trazemos para vocês uma pequena lista falando sobre as diferenças entre a primeira temporada de  Game of Thrones e o primeiro livro de George R. R. Martin que deu origem à série da HBO.

Título do Seriado

O seriado recebeu o título de Game of Thrones, nome do primeiro livro, A Game of Thrones (no Brasil, A Guerra dos Tronos). A série de livros em 7 partes de George R. R. Martin tem o nome de A Song of Ice and Fire (As Crônicas do Gelo e do Fogo). Apenas cinco livros foram lançados até agora, e eles se chamam: A Game of Thrones (A Guerra dos Tronos), A Clash of Kings (A Fúria dos Reis), A Storm of Swords (A Tormenta de Espadas), A Feast For Crows (O Festim dos Corvos), A Dance With Dragons (A Dança dos Dragões). Os outros dois livros que faltam ser publicados já tiveram seus nomes divulgados: The Winds of Winter (Os Ventos do Inverno, em tradução livre), e, por fim, A Dream of Spring (Um Sonho de Primavera, também em tradução livre).

Pontos de Vista

Como a história dos livros é contada a partir dos pontos de vista dos personagens principais (Eddard, Bran, Daenerys, Arya, Sansa, Tyrion, Jon e Catelyn), a primeira temporada da série insere cenas importantes que não estão presentes no livro, ou são implícitas, ou comentadas em outros capítulos. A exceção é o prólogo, que direciona a ideia do livro a partir da perspectiva de um personagem independente, não relacionado diretamente aos principais.

Os Outros/Caminhantes Brancos

Apesar de haver algumas referências ao nome Caminhantes Brancos (White Walkers) nos livros – principalmente nas histórias da Velha Ama – os Caminhantes Brancos são mais comumente referidos como “Os Outros” nas Crônicas do Gelo e do Fogo. O termo “Os Outros” não é utilizado no seria, provavelmente para não causar confusão com o seriado de TV Lost.

Nomes de Personagens

Alguns personagens tiveram seus nomes alterados para o seriado de TV, a fim de evitar confusões. A personagem de Asha Greyjoy dos livros se transformou em Yara Greyjoy para distingui-la de Osha, a Selvagem que foi capturada e levada para Winterfell por Robb Stark na primeira temporada. Robert Arryn (o único filho vivo de Jon e Lysa Arryn) dos livros teve seu nome alterado para Robin, para evitar confusão com o Rei Robert Baratheon.

Visual de Personagens

Alguns personagens na série são interpretados por atores que não compartilham os mesmos traços físicos de seus personagens nos livros. Um bom exemplo disso é como Alliser Thorne (da Patrulha da Noite) é retratado. Ele é interpretado por Owen Tale no seriado de TV, que tem uma aparência muito diferente do Alliser dos livros, que é retratado com longos cabelos negros com detalhes grisalhos. Isso foi feito para capturar a ideia do personagem e não só a aparência. As únicas crianças Stark no livro com cabelos castanhos são Arya e Jon Snow, todos os outros são retratados com os cabelos ruivos da mãe, Catelyn. Outros exemplos de mudanças no visual são vistos nos personagens mais novos. As crianças todas foram envelhecidas vários anos para igualar o envelhecimento forçado de Daenerys, que ganhou alguns anos a mais na série por causa de sua relação sexual com Khal Drogo.

Diferenças Diversas

O Mão do Rei nos livros utiliza um cordão que mostra que ele é o Mão do Rei. Nos episódios eles usam um broche que demonstra seu status. Ainda assim o cordão pode aparecer, já que Tyrion que o mandou fazer nos livros, depois de sua chegada em King’s Landing.

Nos livros Arya fica falando para ela mesma “Medo corta mais fundo que espadas”, que é um ditado que Syrio Forrel ensinou para ele, mas no seriado ele diz para ela um ditado diferente, que é “O que nós dizemos para o Deus da Morte? Hoje não.”

Cenas Extras Adicionadas

No seriado, cenas extras foram adicionadas pelos diretores para dar mais pano de fundo à história e tentar confirmar as suspeitas de alguns leitores. Os 6 principais exemplos são:

- A cena entre Ros e Tyrion, inseridas para deixar claro que Tyrion é o mais inteligente em sua família.

- A cena entre Ros e Theon, para mostrar que Theon faz parte da Casa Greyhoy, a principal família das Ilhas de Ferro, e para falar sobre o povo das Ilhas de Ferro. Assim como da rebelião contra o Rei Rober que o pai de Theon tentou realizar.

- A cena envolvendo Bronn, Shae e Tyrion bebendo com Tyrion explicando seu relacionamento com Tywin, seu pai. Bronn e Shae também recebem novas frases para expandir  seus backkgrounds.

- A cena entre Renly e o Cavaleiro das Flores, Loras Tyrell. Essa cena apenas confirma o fato de que Renly é gay, como foi insinuado muitas vezes nos livros (Littlefinger, durante o festival, o chama de “Guarda do Arco-Íris”).

- A cena entre Viserys e Doreah. Essa cena mostra quão louco e bipolar Viserys é. Isso nos mostra como o poder que ele acha que tem o deixa maluco.

- A cena entre o Grand Maester Pycelle e Ros. Essa nos dá alguns spoilers sobre quem Pycelle realmente é e como ele finge toda a sua existência fora do seu tempo sozinho. A razão para isso ainda não é 100% conhecida.

Fonte: IGN




6 Comments »

  1. Vitor Nobre 29/05/2012 at 12:35 - Reply

    O troço de Mão do Rei de Eddard não tem cordão não, né? Não lembro disso no livro

    • Fabio Reis 29/05/2012 at 22:45 - Reply

      Como diz o texto, quem faz o cordão é Tyrion, quando ele assume o cargo.

  2. Lehlinhah 30/05/2012 at 10:21 - Reply

    quem é ROS?

  3. Fabio Reis 30/05/2012 at 14:53 - Reply

    Ros é aquela prostituta que se muda de Winterfell para King’s Landing no meio da primeira temporada.

  4. Phan 30/05/2012 at 15:31 - Reply

    Tem que revisar esse texto aí, cheio de erros.
    E nos livros o Renly tem uma guarda arco-íris, são 7 cavaleiros que o protegem, Loras é um deles.

  5. Evandro Roberto 04/06/2012 at 13:38 - Reply

    Pois é. A Brienne inclusive é “a azul”.

    E quanto ao “cordão” do Tyrion, não seria a corrente utilizada na Batalha da Agua Negra?

Leave A Response »