Esquenta BBB – Os Top 10 discursos de eliminação

bruna 11/01/2014 13

Se tem uma coisa que eu adoro em BBB são os discursos do Pedro Bial. Muita gente critica afirmando que ele não fala nada com nada, mas a verdade é que se os participantes souberem interpretar o discurso dele vai entender muita coisa sobre como o jogo está sendo visto aqui fora. O Bial fala tudo com tudo basta saber interpretar o texto. Eu tenho vários discursos favoritos, muitos deles eu revejo constantemente, então resolvi fazer um top 10 (top 5 não dava) dos melhores discursos do Pedro Bial.

1 – Eliminação Milena BBB 9

“Quando morre uma sumaúma, quando tomba a grande árvore, as plantinhas de sombra morrem com a luz do sol que banha a novíssima clareira da floresta. Pois bem meu pavão misterioso, minha sumaúma frondosa, abre-se uma clareira na selva do Big Brother. Milena está eliminada”. – BIAL, Pedro.

Sempre fui fã da Milena, aliás gostava muito mais do lado B dessa edição. Uma das características que mais admiro em uma mulher é a força, a garra. E essa era guerreira, heim?  Gostava muito do fato de ela dar o seu máximo nas provas do programa, principalmente as de resistência. Milena acabou sendo eliminada em um paredão contra o Max, que acabou sendo o campeão. O discurso de Bial foi um dos mais bonitos que ele já escreveu, ele criou uma fábula, Max seria o pavão e Milena uma samaúma. Lindíssimo discurso.

2- Eliminação de Laisa BBB 12

“É claro que não é tão difícil dominar a arte de perder apesar de parecer (pode Escrever!) desastre. Perdeu! Você perdeu, Laisa”. – BISHOP, Elizabeth apud BIAL, Pedro.

No discurso de eliminação da Laisa, uma das vilãs do BBB 12, Bial citou o poema mais famoso de Elizabeth Bishop, uma poetisa americana, chamado Uma Arte que fala sobre a arte de perder. O poema dispensa comentários e caiu como uma luva na eliminação dela porque ela era extremamente competitiva e odiava perder. Ela saiu com 88% dos votos em um paredão com João Carvalho.

laisa

 ASSISTA AQUI

3- Eliminação Rafa BBB 12

“Os herdeiros da orgulhosa tradição de vencer na vida sem fazer força fazem muita força pra disfarçar a força que fazem pra manter a fama de vagabundos. E, entre um paredão e outro, jogam pesado, usando a navalha da língua para esgrimir com seus adversários”. – BIAL, Pedro.

Esse foi daqueles discursos que se os participantes prestaram a atenção conseguiram entender muito do que o público estava pensando aqui fora. Foi um discurso que deu uma lição nos dois emparedados. Bial definiu os dois usando a figura de Macunaíma e o malandro carioca, malandros, pilantras. Rafa foi ao paredão contra um adversário fraco e nem assim conseguiu se salvar da imensa rejeição que tinha. Os próprios participantes comentaram que o discurso foi “muito pesado”. Eu achei que foi é pouco. Adoro esse estilo de discurso, ainda mais quando o participante merece, né? Rafa foi eliminado com 92% dos votos.

rafa

ASSISTA AQUI

4- Eliminação Yuri BBB 13

“Os veteranos lutam, em primeiro lugar, contra os fantasmas deles mesmos. Sabe lá o que é olhar no espelho e não saber em que ano você está? Em que BBB você está? Aos novatos é até perdoável o pecado de se acreditar invulnerável, invencível, predestinado a vencer, o eleito. Um veterano se comportando assim é, no mínimo, embaraçoso. Afinal, se já perdeu uma vez, será que não aprendeu?”. – BIAL, Pedro.

Yuri conseguiu a proeza de cometer no BBB 13, quando teve a chance de retornar, os mesmos erros infantis que cometeu no BBB 12. Entrou brincalhão, divertido e aí veio a antiga prepotência, o relacionamento amoroso conturbado, as brigas, os comentários infelizes, a agressividade e o erro fatal: ele passou a afirmar que o prêmio seria dele, que ele ia ganhar e pronto! Deu no que deu. Yuri foi eliminado pelos mesmos motivos do ano anterior e Bial fez um discurso todo especial para ele. Bial ressaltou os erros novamente cometidos pelos veteranos, a infantilidade do participante e como era embaraçoso ver alguém, depois de 13 edições, sair gritando aos 4 ventos que ia ganhar de qualquer jeito. Bial acabou dando uma dica para todos os jovens pedindo que eles envelhecessem, “…envelheçam antes que seja tarde demais”. – BIAL – Pedro. Yuri foi eliminado em um paredão triplo contra Fani e Marcelo com 45,68% dos votos.

yuri

ASSISTA AQUI

5- Eliminação Anamara BBB 10

“Se eu conseguir mover montanhas, se eu conseguir surfar um tsunami, se eu conseguir domar o Sol, se eu conseguir fazer o mar virar sertão, e o sertão virar mar, se eu conseguir dizer o que eu nunca vou conseguir dizer, aí terá chegado o dia em que eu vou conseguir te eliminar com alegria. Você sai, Anamara”. – BIAL, Pedro.

Anamara, com sua personalidade explosiva, foi uma das principais figuras do BBB 10. Brigou muito, armou muito barraco, cometeu vários e vários erros, mas deixou o programa animadíssimo até as últimas semanas. Bial gostava muito dela, principalmente porque ela foi alguém que se jogou de cabeça no reality e não mediu palavras nem atitudes. No paredão tínhamos duas das candidatas favoritas do apresentador, Lia e Maroca. Bial fez um discurso emocionado exaltando as mulheres da edição e deixou transparecer a tristeza que era eliminar uma participante tão marcante. Maroca foi eliminada com 57%.

6- Eliminação Dicesar BBB 10

“A guerra de vocês acabou. Quem perdeu agradeça à quem ganhou. Bandeira branca. Amor. Eu peço paz”. – BIAL, Pedro.

Acho que esse foi o paredão mais esperado do BBB 10, e como Bial mesmo disse, muitos acreditavam que esse deveria ser o paredão da grande final. Dicesar e Dourado foram inimigos durante quase todo o jogo, as duas torcidas se odiavam e os dois chegaram ao paredão no auge das suas divergências. O discurso de Bial procurou apaziguar a situação mostrando que a rixa entre os dois havia acabado naquele momento e que todas as brigas entre eles e entre as torcidas já não valia mais a pena, Bial pediu paz e respeito entre os dois. Foi um discurso de fato emocionante. Eu chorei e choro até hoje. Me julguem.

7- Eliminação da Juliana BBB 8

“É cruel, é bem cruel dizer verdades na cara de alguém, de qualquer um. E é também cruel, muito cruel isolar alguém, eleger alguém como um leproso dos tempos bíblicos. A gente não gosta de ver correr o sangue dos inocentes. Mas quem é inocente?” – BIAL, Pedro.

Esse discurso não é um dos favoritos pelo que o Bial disse sobre a eliminada, que não fedia nem cheirava, mas sim pelo que ele disse sobre o Dr. Marcelo, o grande (e único) personagem do BBB 8, que naquele momento era odiado pela casa toda. Esse sim carregou o programa nas costas. Juliana foi eliminada com 50% dos votos contra Marcelo e Gyselle. Fikdik: Podem fechar o vídeo nos 3 minutos pra não ouvir o escândalo da Thati Bione.

8- Eliminação do Ivan BBB 13

“Porque é heavy metal. Dessa vida só se leva o rock, o jazz, com swing funk. Mas é punk. Às vezes, tudo que nos resta é um velho blues. O último líder vence. Game over, bye bye, professor”. – BIAL, Pedro.

Esse foi mais um discurso em que o destaque não foi o eliminado, Ivan durou até demais pelo amor, mas a construção do texto do Bial foi primorosa! Bial criou um texto usando estrangeirismos, palavras, no caso, da língua inglesa que nós usamos dentro da nossa língua e regionalismos paraenses e paranaenses. Palavras em inglês para Ivan, que era professor de inglês, e regionalismos de seus respectivos estados para Kamilla e Elieser. Ivan foi eliminado com 48% dos votos.

ivan1

ASSISTA AQUI

9- Eliminação do Seginho BBB 10

“Vou fazer um pedido à uma estrela e acordar em um lugar além das nuvens onde os problemas se derretem como balas de  limão. Bem pra lá do topo das chaminés é lá que você vai me encontrar pássaros azuis voam acima do arco-íris. Se pássaros azuis voam contentes acima do arco-íris por que eu não posso voar?”. – HARBURG, E.Y. Over the Rainbow.

Esse foi sem dúvida nenhuma um dos discursos mais lindos de Pedro Bial. Bial comparou Serginho à Peter Pan, a criança que não cresceu e sabe voar. O garoto sonhador e que está sempre em busca de aventuras. Dicésar era Dorothy, do Mágico de Oz. Bial disse que, como Dorothy, Dimmy tinha o coração grande apesar de tanto ter sido machucado. Além disso, Bial citou a tradução da lindíssima música, que mais parece uma poesia, chamada Over the Rainbow.  No melhor BBB de todos os tempos, até os discursos eram primorosos e esse foi, sem dúvida. Choro também e choro muito. Emocionante. Serginho foi eliminado com 53% dos votos.

10- Eliminação Anamara BBB 13

“Pode ser que aconteça, e acontece, que o senso de humor se nos escape por alguns minutos. Mas, respirando fundo, ele volta. Perdeu o humor, se levou a sério, aí sim, pode perder muito mais. Perder a graça. Perder a cabeça. Perder até um dos maiores favoritismos que o BBB já viu”. – BIAL, Pedro.

Esse foi tapa de luva de pelica do Bial. Foi uma bronca na Anamara que conseguiu perder um BBB ganho. Sem dúvida, ela era uma fortíssima candidata. Nunca gostei do estilo de ser dela apesar de ser divertido de assistir. Me lembro de dizer: Ela vai perder. Até o final ela não aguenta. Ela vai se trair. Ah e foi batata. Ela se descontrolou, perdeu a cabeça, perdeu o jogo de cintura e jogou pro alto 1 milhão e meio de reais. Foi mais um discurso sobre perder e sobre o erro crucial de uma veterana que já deveria saber o que não se pode perder no jogo: o humor. Anamara foi eliminada em um paredão contra Fani e Nasser com 48% dos votos.

maroca

ASSISTA AQUI

Bônus – Eliminações antigas

A maior parte dos discursos de eliminação que conseguimos assistir hoje são das edições mais recentes e são, realmente, os melhores, já que nas primeiras edições o discurso não tinha esse destaque tão grande que tem hoje. Mas eu não poderia deixar de citar, mesmo como um bônus, dois grandes discursos que marcaram grandes paredões.

Eliminação Dr. Rogério BBB 5

“A justiça inflexível é frequentemente a maior das injustiças”. – Terêncio apud BIAL, Pedro.

Desde o começo fiquei em dúvida se esse era ou não um dos melhores discursos, mas foi. Foi porque foi diferente de todos os outros. Até o Bial parecia assustado com as reações que aquele BBB estava causando no público. Eu me lembro de ouvir a vizinhança comemorando resultados de paredões e de provas de líder como se fosse final de Copa do Mundo. A verdade é que esse BBB só foi incrível porque do lado oposto do Jean havia o Dr. Rogério. Um dos participantes mais importantes do Big Brother Brasil. Esse paredão estava sendo muito esperando pelo público e o resultado foi surpreendente, pois foi a maior rejeição que o programa já tinha visto. Na minha opinião, essa eliminação aconteceu muito cedo, gostaria de ter visto mais dessa disputa dos grupos, mas foi, sem dúvida, uma das eliminações mais marcantes. Hoje, Rogério é um grande médico, cirurgião plástico e conseguiu se livrar da fama de mau.

Eliminação Juliana BBB 4

“Você me perdoe, Ju, porque você nunca mais vai ser uma cidadã comum. Você com tanta demonstração de dignidade você se engrandeceu tanto que você entrou aí você era uma garota ainda e você vai sair hoje como uma RAINHA”. – BIAL, Pedr0

Ju foi uma participante surpreendente nessa edição. No primeiro dia de programa havia quem dissesse que ela era uma patricinha de nariz empinado e só, mas Ju se destacou. Apesar do começo conturbado e da briga com a Marcela, a Mama, Ju se uniu ao grupo dos “pobrinhos”. Nessa edição a casa era dividida meio que em classes. A turma dos que se comportavam como ricos e a dos que se diziam pobres. Juliana, surpreendentemente se uniu ao pessoal mais simples e deu um show de simpatia, paciência e respeito durante o programa todo. Enquanto boa parte da casa se achava superior e tirava sarro dos “pobrinhos”, por eles falarem errado, cantarem demais, terem pouca informação, Juliana permaneceu o tempo todo ao lado deles sem nunca querer se mostrar superior. Não foi à toa que ela ganhou de Bial o título de rainha durante o discurso de sua eliminação.