Entenda as temporadas das séries americanas

Equipe do Box 20/04/2011 10

Você que acompanha as séries pela TV americana já deve ter reparado que sempre há muitas pausas durante toda a temporada, que deixam qualquer viciado de cabelo em pé. Quem nunca se horrorizou com a palavra hiatus?

Pensando nisso, o Box de Séries resolveu ajudar você, leitor, a entender as datas de exibição da TV americana.

Pra quem não sabe, a programação nos Estados Unidos é feita com base nas estações do ano e leva em conta que o ano realmente começa depois das férias de verão (assim como aqui no Brasil, ele só começa mesmo depois do Carnaval). Sendo assim, a Fall Season (outono deles, nossa primavera) marca o início do ano letivo e a estreia das séries de temporada regular em meados de setembro. Essas séries, quando não são canceladas no meio do caminho (o que acontece muito com as estreantes), terminam em maio do ano seguinte.

Como cada série de temporada regular tem 22 episódios e o período entre setembro (season premiere ou começo da temporada) e maio (season finale ou fim da temporada) tem cerca de 38 semanas, algumas pausas durante a exibição se fazem necessárias, principalmente porque as emissoras levam em consideração que, durante épocas festivas, as pessoas veem menos televisão, além de terem que abrir espaço para sua programação especial, como também acontece aqui no Brasil com os especiais de fim de ano.

Para os americanos, o primeiro grande feriado – que pausa a exibição de muitas séries – é o Dia de Ação de Graças, que acontece na 4ª quinta-feira de novembro. Logo depois, vem o Natal e o Ano Novo. Tem mutas séries, aliás, que pausam na semana do Dia de Ação de Graças e só retornam em janeiro – como aconteceu com essa temporada de House, por exemplo.

Já entre fevereiro e abril, temos o período conhecido como Spring Break, um tipo de mini-férias escolares que acontece durante a primavera americana – a versão deles da nossa “semana da saco cheio”. Aqui também há uma interrupção nas séries – como alguns fãs de Glee bem sabem…

Depois de maio, com o fim das temporadas, as coisas se acalmam na programação da TV americana, mas isso não quer dizer que ficamos órfãos de boas séries. A Summer Season – período de junho a agosto – sempre tem muitas coisas boas e novidades também. É nesta época que séries como True Blood voltam a grade das emissoras para esquentar ainda mais os termômetros. Essas séries costumam ter uma temporada mais curta, com apenas 12 episódios.

Vale lembrar que, tanto no Spring Break quanto na Mid Season, muitas emissoras estreiam novas séries para testar sua aceitação junto ao público – ao invés de “queimá-las” no concorrido período da fall season. As que se dão bem, podem ganhar uma temporada completa, como aconteceu com Grey’s Anatomy em 2005, que estreou em março – durante o Spring Break – e já começou sua segunda temporada em setembro daquele mesmo ano.

E é assim que o mundo das séries gira. Espero que o texto tenha ajudado a entender o calendário da TV americana… Não que isso vá diminuir sua ansiedade nos períodos de seca, mas pelo menos, agora a gente sabe que não é só sacanagem das emissoras para nos deixar com gostinho de quero mais!

 

Colaboração: @anaemilio